Quando uma criança nasce, os pais ( geralmente católicos ) escolhem um casal em que confiam para serem os padrinhos e estarem ao lado de seu filho, como se fossem os segundos pais do bebê. Eles tem como obrigação, auxiliar a criança durante toda a vida, aconselhando, dando broncas e, estando sempre presentes. A madrinha e o padrinho são como os segundos pais da criança.
Quem pode ser madrinha e padrinho?
De acordo com a igreja católica, podem ser madrinhas e padrinhos , pessoas batizadas na igreja católica, maiores de 18 anos. O padrinho e a madrinha, não precisam necessariamente serem casados para poderem batizar a criança, podem ser um casal de primos, de irmãos ou de amigos, por exemplo. Basta ser um casal escolhido pelos pais da criança que preenchem os requisitos descritos.
O que preciso fazer para batizar uma criança?
Além de preencher os requisitos citados acima, a madrinha e o padrinho, devem fazer um curso de batismo em uma igreja, que dura cerca de três horas e pode ser feito em um ou dois dias ( o tempo depende de cada igreja). Ao final do curso, os padrinhos recebem um certificado, comprovando que estão prontos para batizarem a criança, e assumirem a responsabilidade diante de Deus.
Como é o batizado?
O batizado é uma missa que geralmente acontece em um domingo pela manhã. É uma celebração especial onde os padrinhos apresentam a criança para Deus e, onde eles fazem um juramento de estarem sempre presentes e de cuidar daquela criança como se fosse seu filho. A partir daquele momento, os padrinhos se tornam diante de Deus, como os segundos pais daquela criança que juraram zelar e cuidar pelo resto da vida.
Qual a importância da madrinha e do padrinho na vida do afilhado?
A partir do batizado, padrinhos, madrinhas e afiliados se unem em um laço eterno de amor, zelo, carinho, confiança e responsabilidade que levaram para a vida inteira. A obrigação os padrinhos e madrinhas é estar sempre presentes na vida da criança, orientando os pais quando preciso, auxiliando o afilhado em sua vida, ajudando na sua educação. A obrigação dos padrinhos também é auxiliar a criança na vida cristã, levando o a igreja e mostrando o caminho até o senhor.
O que o padrinho e a madrinha devem dar de presente para o afilhado no dia do batizado?
Geralmente como tradição, os padrinhos e as madrinhas costumam dar de presente todo o enxoval do batizado, roupas, sapatos e as tradicionais toalhas do batismo.
E o que fazer na festa de batismo?
Depois do batizado, os pais costumam oferecer um almoço simples em suas casas na presença dos familiares e dos padrinhos da criança. Algumas pessoas costumam festejar comprando um bolo para comemorar.
'Os padrinhos e madrinhas tem importância fundamental na vida de uma criança, pois diante de Deus, eles são como se fossem os segundos pais de seus afilhados. '
0 Comments:
Postar um comentário